terça-feira, 26 de julho de 2011

Posse Responsável

Cães e gatos são dependentes física e afetivamente dos seres humanos. Portanto, cuidar desses animais significa assumir total responsabilidade pelas suas atitudes, mantê-los em perfeitas condições de saúde, ter cuidados, contenção e afeto. Antes de adotar um animal, pense que seu tempo médio de vida é de 12 anos e que deverá cuidar dele com amor e responsabilidade enquanto ele viver. Pergunte à sua família se todos estão de acordo, e se há recursos necessários para mantê-lo. Verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados quando você for viajar. Lembre-se que o animal não é um objeto. Portanto não adote-o apenas para guarda, para caçar ratos ou para brincar com seus filhos enquanto é filhote. Ele tem sentimentos e deve ser tratado com amor e respeito. A saúde psicológica do animal também é muito importante. Dê atenção e carinho a ele todos os dias. Veja abaixo os cuidados a serem tomados com seu bichinho:
ALIMENTAÇÃO Deixe sempre à disposição de seu bichinho água limpa e fresca, e ofereça ração adequada à sua espécie e idade. Filhotes comem de 4 a 6 vezes ao dia e adultos comem 2 vezes ao dia. Guarde a ração em recipientes fechados para melhor conservação. Lave sempre os potes de água e ração do seu amiguinho.
ABRIGO Seu animal deve ter um local limpo, seguro e coberto onde ele possa se proteger do tempo. Esse local deve ser arejado e deve haver espaço para ele brincar e tomar sol quando quiser. Evite deixar seu animal preso em correntes curtas. Muitas pessoas mantém seus animais permanentemente amarrados e isso é crueldade. Não adote um animal para esquecê-lo acorrentado no canto de seu quintal.
DOMICILIAÇÃO Seu bichinho não pode ter livre acesso à rua. Tome as devidas providências para evitar que ele fuja ou saia sozinho. No caso de gatos é necessário colocar telas nas janelas e portões, e também eliminar todos acessos à rua. Quando seu bichinho sai sozinho na rua ele pode se perder, ser vítima de acidentes ou crueldades. Domicilie seu bichinho! Obs: em apartamentos telas de proteção nas janelas e sacadas são imprescindíveis!
SAÚDE DO ANIMAL Caso o seu bichinho fique doente ou se machuque, você deverá levá-lo imediatamente ao veterinário. Não seja negligente com a saúde de seu amiguinho! É necessário também dar remédios para vermes periodicamente, vaciná-lo anualmente contra raiva e outras doenças, e aplicar anti-pulgas e carrapatos de acordo com orientação de um veterinário.
HIGIENE Para os cães é necessário tomar banho periodicamente com produtos adequados (shampoo para pets). É importante também colocar um algodão nos ouvidos para não entrar água, e secá-los bem depois. Quando estiver muito frio não dê banho no seu bichinho pois ele pode se resfriar. Para os gatos o procedimento é o mesmo. No entanto, os gatos ficam sempre se lambendo para se limpar, e não precisam tomar banho com a mesma frequência dos cães. Escove sempre os pelos do seu cão ou gato. Hoje existem também produtos para a escovação de dentes. Consulte o veterinário para saber a forma correta de dar o banho no seu bichinho. É importante também manter o lugar que ele fica limpo. Para os gatos, deixe sempre a caixinha de areia limpa, pois eles não gostam de fazer as necessidades em caixinhas sujas.
ESTERILIZAÇÃO (CASTRAÇÃO) A esterilização é um método eficaz e saudável para evitar as crias indesejadas e imprevistas, contribuindo assim para o controle populacional e diminuindo o número de animais abandonados, além de propiciar melhor saúde ao seu animal. Procure um veterinário, uma ONG que faça campanha de esterilização ou o órgão público de sua cidade responsável pelo controle de animais (CCZ). Pense: os filhotes de seu animal poderão ser abandonados como muitos dos animais que vemos hoje sofrendo nas ruas. Castrar é um gesto de amor e responsabilidade. Estima-se que existam 20 milhões de animais nas ruas e nos abrigos à espera de um lar! Ao invés de permitirmos mais crias, vamos ajudar a encontrar lares para esses milhões de animais abandonados?
PASSEIOS Os cães adoram passeios. Leve seu cão para passear, mas USE SEMPRE COLEIRA E GUIA para evitar fugas e atropelamentos. Nunca deixe-o sair sozinho nas ruas! Caso ele seja bravo é necessário utilizar a focinheira para impedir que ele agrida outro animal ou até mesmo pessoas. Durante os passeios sempre recolha as fezes de seu animal. Os gatos não se adaptam bem aos passeios. Para eles o bom mesmo é ficar em casa. Quando precisar transportar seu gato leve-o em gaiolinha apropriada para evitar que ele fuja e se perca.
EDUCAÇÃO Para um bom convívio com os humanos, você deverá socializar seu animal acostumando-o desde pequeno com toda a família, parentes, amigos e outros animais. Os gatos não aceitam autoridade facilmente, por isso não espere muita obediência. Para condicionar um gato, procure associar o que está ensinando a algo agradável para ele. Gatos fazem suas necessidades na bandeja sanitária naturalmente. É só mantê-la sempre disponível e limpa. Coloque areia apropriada, areia comum ou papel rasgado.
NUNCA ABANDONE UM ANIMAL!!! O abandono de animais é um ato de extrema crueldade e irresponsabilidade, pois eles não conseguem viver sem o nosso cuidado. A maioria dos animais de rua acabam mortos por atropelamentos, agressões, envenenamentos, doenças ou até mesmo por fome e sede. Ao adotar um animal, ele está sob sua responsabilidade enquanto viver. Deverá cuidar bem dele e respeitá-lo. Ele precisará de certos cuidados, e é necessário estar disposto a gastar um pouquinho com ele. Um animal não é um mero objeto, mas sim um ser vivo que tem sentimentos assim como nós. Quando alguém quer adotar um animal, tem que estar ciente de tudo isso e disposto a assumir o compromisso, caso contrário, é melhor não adotar. Além do mais, abandonar animais é crime! FONTE: http://www.luizprotecaoanimal.com.br/posse_responsavel.php

Nenhum comentário: