terça-feira, 11 de junho de 2013

Não compre animais por internet, telefone ou em feiras!

O comércio de animais em pet shops, lojas, ruas, feiras, internet e telefone é em grande parte abastecido por fornecedores que criam os animais para revenda em desumanos criadouros clandestinos ou de fundo de quintal, onde não existe nenhuma preocupação com a saúde ou bem-estar dos animais reprodutores e de seus filhotes.
Essas fábricas de filhotes têm como único objetivo o LUCRO, e seus animais levam uma vida deplorável, privados de saúde e alegria. Ficam presos em gaiolinhas mínimas, vivendo sob grades sem jamais colocarem suas patinhas no chão, que se deformam permanentemente.
Em todos os cios, eles são obrigados a se reproduzir para gerar a maior quantidade de filhotes possível. Se um filhote nasce com defeito, é imediatamente descartado e morto. As mãe têm suas crias em bacias de plástico e ficam em meio ao sangue e fezes por dias e dias.
Os pais normalmente são doentes, têm sarna e feridas pelo corpo, não recebem vacinas, nem um cantinho quente para dormir. A ração é da pior qualidade e chega a ser branca de tão pouco nutritiva. Água fresca é muito raro, os potes são sujos e o descaso é total. Não existe atendimento veterinário para esses animais, pois é mais barato deixá-los morrer.

E quando as matrizes não são mais lucrativas e não podem mais ter filhotes, são jogadas nas ruas em condições de saúde lamentáveis ou são sacrificadas. Muitas fêmeas que foram reprodutoras por toda a vida e sobreviveram são levadas para que veterinários as sacrifiquem quando não podem mais parir.
NENHUM ser humano que tenha um coração pulsante suportaria ver um local desses sem entrar em depressão ou desespero. No “YouTube” você pode procurar por estes vídeos e fotos colocando “fábricas de filhotes”, “canis clandestinos”, “canis de fundo de quintal”, etc. Entretanto, você deve estar preparado para cenas muito tristes.

Por isso, NUNCA compre animais sem saber a sua real procedência!

Não compre por INTERNET, TELEFONE, em RUAS, PRAÇAS ou FEIRAS.

Se você pensou bem, e mesmo assim optou por comprar um animal, visite o canil/local, pesquise se é registrado e se tem referências. Peça para ver a mãe e o pai, pergunte o que comem, onde dormem, peça para ver a caderneta de vacinação dos pais, pergunte, pergunte, pergunte e sempre desconfie se a pessoa se oferecer para levar o animal até você. 70% dos filhotes comprados por telefone ou internet morrem na primeira semana porque estão doentes e você só descobrirá depois.
Esses criadouros de fundo de quintal aumentam em muito o quadro de maus-tratos e abandono porque visam apenas ao lucro vendendo filhotes a preços baratos para pet shops e outras lojas, sem considerar o bem-estar dos animais ou para quem os filhotes são vendidos.
Participe da luta contra esta covardia! Não compre! Adote!
Exemplo :Imagem cedida pelo Projeto Vira Latas de Raça – Pipoca, resgatada em Londrina pelos voluntários do projeto

 A Pipoca é uma filhote de pitbull que nunca tinha andado, não porque ela tinha problema nas pernas, mas porque vivia presa em uma jaula minúscula. Ela estava à venda em uma loja de animais, mas não teve a sorte de ser levada logo. Foi crescendo, crescendo, e a gaiola ficando cada vez menor. Pipoca passou 5 meses dentro desta gaiola, sem nunca ter andado, em um porão escuro, sem nunca ter sentido na pele o calor do sol.
Vendo-a neste estado, deformada e com sarna, o dono da loja resolveu que ela não iria servir para nada, e pediu para que a assassinassem. Por sorte isso não aconteceu e ela veio parar em nossas mãos.
“Fabricantes de animais” não gostam de animais. Eles só gostam do dinheiro que os animais proporcionam. A Pipoca é uma pequena amostra do que milhares de animais precisam suportar estando na mão de gente assim. E ela ainda representa uma ínfima parcela dos animais que tiveram sorte. Para cada filhote fofinho na vitrine do petshop, existe uma Pipoca sofrendo no porão.”

Denúncias de canis clandestinos e maus-tratos na Sepda:

Ouvidoria da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) da Prefeitura do Rio de Janeiro:
Tel.: (21) 3402-5417
Lei Federal nº 9.605/98, art.32.

É considerada crime a prática de atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena: detenção de três meses a um ano ou multa.

Créditos: http://www.acaoanimal.org.br/


Um comentário:

Unknown disse...

Olá, me chamo André, no ultimo dia 05 de novembro deixaram na minha porta uma caixa com três filhotes de gatos, dois machos e uma fêmea de aproximadamente duas semanas de vida. Atualmente cuido deles até conseguirem um novo lar. Gostaria de ficar com eles, porém já possuo uma gata que recolhi da rua a três anos atrás que é bem cuidada e já castrada. Essa condição faz com que ela não aceite de forma alguma os filhotes fazendo inclusive com que eu os mantenha isolados. Portanto procuro para eles um novo lar. Quem se interessar pode deixar uma mensagem no meu e-mail (al-henrique@pop.com.br) ou me ligar: operadora Claro (21) 98875-8479 ou operadora Vivo (21) 97145-7033. As fotos dos filhotes estão no Facebook (Andre Henrique ou Adote um Filhote). Agradeço a atenção de todos.